A CONFETAM deliberou em sua 6ª Plenária. A FETAMCE Convoca e o SINDSEP de Quixadá e Região se mobiliza: todos e todas à 1ª Marcha do Trabalho Decente


Uma das desigualdades mais arraigadas que permanece e muitas vezes se agrava com as mudanças econômico-histórico-sociais, é a desigualdade de gênero.

De acordo com relatório da União Global - UNI (2009), para desenvolver políticas que promovam o trabalho decente deve-se ter em conta como a globalização da economia modificou o mercado de trabalho, absorvendo mais mão de obra feminina, mas em trabalhos fora de um contexto trabalhista legal e fora do sistema de seguridade social, com salários inferiores aos de seus companheiros homens e em setores menos protegidos da economia.

É necessário, então, tomar atitudes e criar políticas tendo em vista a questão de gênero, isto é, deve-se agir no sentido de acabar com as estruturas de desigualdade que perpetuam a desvalorização do trabalho feminino.

Diante de tantas situações diferentes nas relações de trabalho no contexto em que estamos inseridos/as, torna-se imprescindível, ressaltar a estreita relação entre trabalho decente e igualdade de oportunidades, porque todos e todas têm direito ao acesso a um trabalho em condições de liberdade, justiça, equidade e dignidade sem importar sua condição social, sexo, raça, religião ou qualquer outra característica. Porque, conforme vimos, o direito trabalhista está vinculado à dignidade humana e por isso é um direito que todas as pessoas possuem simplesmente por ser pessoas. Por este motivo, sem igualdade de oportunidades não há trabalho decente.

Esse foi o recado dado na 6ª Plenária Nacional da CONFETAM, realizada em maio de 2011, em Brasília, que tratou sobre a EQUIDADE no Coração do Trabalho Decente. Juntamente com a OIT Brasil, a Confederação conclama a Classe Trabalhadora a fortalecer essa campanha em cada município brasileiro.


E já atendendo a esse chamamento, a FETAMCE prepara para o dia 03 de junho de 2011, em Fortaleza, a 1ª Marcha do Trabalho Decente. Essa temática, aliás, ganha força no próximo Congresso que a nossa Federação irá realizar.


O SINDSEP de Quixadá e Região mobiliza toda a sua base e se irmana com a Regional Sertão Central da FETAMCE para levar uma bela caravana para prestigiar mais esse grande ato da nossa Federação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro Branco