SOCORRO RICARTE PRESENTE NUMA DISCUSSÃO MUNDIAL

A Segurança Alimentar passou a fazer parte dos grandes temas discutidos no Brasil nos últimos 8 anos mas essa é uma preocupação antiga em todo o mundo. Estamos vivendo uma verdadeira calamidade mundial onde principalmente os paises do Continente africano estão sendo atingidos com a miséria que a fome produz.

Para se ter uma ideia do que essa problemática mundial representa, a Somália, país africano, hoje tem mais da metade de sua população na extrema pobreza onde a fome é a mola propulsora de tal catástrofe. A comunidade internacional está emitindo alertas ao mundo inteiro sobre essa questão.

No Brasil, tornou-se ação governamental de honra o combate à fome e à pobreza extrema. Para o Presidente Lula é inadmissível que brasileiros e brasileiras não tenham no mínimo, as três refeições básicas. A atual Presidente do Brasil Dilma Rousseff endossa a militância do ex-Presidente e fomenta em todo o território nacional uma campanha de combate à fome e à miséria.

Um desses instrumentos de permanente reflexão e estabelecimento de ações é a Conferência Nacional de Segurança Alimentar. Em sua etapa estadual, o SINDSEP esteve muito bem representado na IV Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional pela Diretora Socorro Ricarte.



SOCORRO RICARTE - Primeira Tesoureira do SINDSEP de Quixadá e Região


Segundo a diretora do SINDSEP que também é Presidenta do Conselho da Merenda Escolar de Quixadá, participar de uma discussão nacional sobre a fome com incidências internacionais significa "contribuir no âmbito local para que ações mínimas de combate à fome e  à pobreza extrema sejam permanentes a fim de estabelecermos tal segurança em níveis elementares do DIREITO DE COMER!" 

Para Socorro Ricarte, o programa do Governo Federal Brasil Sem Miséria é uma verdadeira revolução na estrutura social brasileira que durante muitos anos vinha vivenciando a cultura da miséria.

"Durante essa conferência em Fortaleza, as discussões foram muito claras ao identificar que a fome no Brasil atrelada a um conjunto de expressões de pobreza extrema foi durante muito tempo atraso para o desenvolvimento econômico e social. Só que essa realidade começou a ser mudada com a decisão do Presidente Lula. O Movimento Social, no qual o SINDSEP está inserido acredita nessa revolução e contribui, de forma propositiva, a partir da intervenção nos espaços sociais como o Conselho da Merenda Escolar",  observou a Sindicalista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro Branco

Graça Costa, do SINDSEP de Quixadá (CE), é eleita Secretária Nacional de Organização Sindical da CUT