25 DE MARÇO: mais um dia importante para HOMENAGEARMOS A FORÇA DAS NEGRAS E NEGROS CEARENSES



SOUSA MARTINS (2012)



No dia 25 de março comemora-se a Data Magna de Libertação dos Escravos no Ceará. A Emenda Constitucional que instituiu o feriado, de autoria do deputado Lula Morais, foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro de 2011.

O estado do Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884. Um anos antes, no dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município de Redenção, a 55 Km de Fortaleza, libertou os escravos um ano antes da província do Ceará.

No Ano de 1884 teve-se o FIM da Escravidão no estado do Ceará. Contudo, o combate a todo tipo de preconceito contra os negros e negras CONTINUA até que a cidadania plena dessas valorosos homens e mulheres seja uma realidade no cotidiano do Ceará, do Brasil e do Mundo.

Para o SINDSEP, promover o debate da igualdade racial faz parte de sua agenda permanente de lutas. Um dos frutos dessa luta foi a proposição do SINDSEP ao Poder Executivo de Quixadá a criação da Lei da Equidade Nº 2.280/2006 que contempla em seu Capítulo V a "Igualdade de Oportunidades" em que a COR e a RAÇA sejam respeitadas e valorizadas.

Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro Branco