19 DE ABRIL: Lei da Equidade de Quixadá prevê valorização dos(as) Índios(as)



O Brasil é o país da diversidade em todos os segmentos. O respeito por isso deve ser uma prática constante. O país é formado de pessoas. Estas vivem no campo e na cidade. É no município que o Brasil acontece. As vivências culturais são nelas fomentadas por homens e mulheres que constroem uma nação melhor.

Hoje, 19 de Abril, comemora-se o Dia do Índio (e da ÍNDIA)! Enquanto em várias partes do Brasil o povo indígena encontra intolerância e desrespeito, em Quixadá, no Sertão Central Cearense, existe uma Lei que antes de ser esse instrumento legal de respeito às diferenças, foi fruto de muito amadurecimento e proposição do SINDSEP de Quixadá e Região.

Em Quixadá, a Lei Nº 2.280/2007 (Lei da Equidade) prevê respeito e promoção da cidadania também do povo indígena quando em seu Capítulo V denominado de Igualdade de Oportunidades, no Art. 30, diz que "A Prefeitura se compromete a desenvolver políticas que evitem o preconceito racial, tendo para tanto, que institucionalizar instâncias e/ou instrumentos que eliminem suas causas e efeitos, para que, observando sempre a transversalidade, consolide a igualdade de oportunidades ao emprego, aos cargos, e à remuneração justa e compatível, entre homens e mulheres, independentes de cor, raça etnia;"

O respeito aos índios e índias passa pela promoção de políticas públicas inclusivas e igualitárias. O SINDSEP de Quixadá e Região continua nessa luta objetivando fazer valer essa lei e ampliando as muitas conquistas que o povo indígena merece.

Somos um país que devemos muito aos negros e negras, ao índios e às índias, especialmente, no estado do Ceará, em que nossa cultura é tão marcada pelas manifestações desse belo povo.

Parabens e a luta continua!


Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro Branco