SITUAÇÃO DO IPMQ PREOCUPA SERVIDORES MUNICIPAIS DE QUIXADÁ


SIMPLES DESORGANIZAÇÃO OU APROPRIAÇÃO INDÉBITA? SITUAÇÃO DO IPMQ PREOCUPA SERVIDORES MUNICIPAIS.

NEIVA ESTEVES, PRESIDENTE DO SINDSEP
Francisca Neiva Esteves da Silveira preside o Sindicato dos Servidores Públicos de Quixadá(SINDSEP), e também ocupa a presidência do Conselho do Instituto de Previdência Municipal (IPMQ),órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador do IPMQ. Na noite da última sexta-feira, dia 09, Neiva Esteves conversou com o BLOG JAIME ARANTES  para falar acerca de uma situação que inspira grande preocupação: a possível apropriação indébita de recursos públicos por parte do executivo de Quixadá

A sindicalista explicou que, além dos parcelamentos não pagos de uma dívida milionária que se arrasta desde a gestão anterior, a Secretaria de Saúde da atual gestão, de janeiro até agora, não fez os devidos repasses ao Fundo de Previdência do Município. Segundo ela, as atuais reservas aplicadas do fundo são de menos de 200 mil reais, o que é insuficiente para, por exemplo, garantir o adiantamento dos 50% do 13° salário dos aposentados, uma situação que há muitos anos não se via.

Segundo Neiva Esteves, o Conselho do IPMQ já solicitou aos gestores daquela pasta toda a documentação explicando como o dinheiro do IPMQ teria sido usado. Já teria sido percebido um aumento significativo nos gastos com a folha de pagamento da pasta, que deu um salto de pouco mais de 500 mil reais para cerca de 800 mil em apenas um mês. 

"Até março deste ano, as reservas do fundo eram de mais de 1 milhão de reais. Hoje está em torno de 200 mil reais", explicou Neiva Esteves. "Como o dinheiro foi usado é o que queremos saber", acrescentou.

A sindicalista deixou claro que, caso a explicação e uma solução ao problema não sejam oferecidas logo, o Conselho do IPMQ denunciará a situação a todos os órgãos fiscalizadores do erário público, pois não permitirá que os aposentados e outros servidores municipais sofram em decorrência de qualquer possível irresponsabilidade no uso do dinheiro público. 

De fato, informações extra oficiais obtidas pelo BLOG JAIME ARANTES dão conta de que recursos que deveriam ter sido destinados ao fundo de previdência do município teriam supostamente sido "emprestados" para cobrir necessidades de outras secretarias, o que seria, obviamente, ilegal.

Dia 06 de agosto, aposentados(as) e pensionistas de Quixadá realizaram manifestação na frente da Prefeitura, para protestar pela inexistência de calendário de pagamento dos proventos mensais, bem como pelo não pagamento da primeira parcela do Décimo Terceiro.

A cada dia que passa a situação só piora e, segundo Neiva Esteves, com o IPMQ no vermelho e o repasse que continua não sendo feito, inclusive o patronal e o dos servidores, a coisa pode acabar descambando para um retrocesso que abalaria conquistas já alcançadas nos últimos vinte anos pelos servidores públicos municipais, o que daria base para manifestações mais enérgicas da categoria.

REGINA LÚCIA, SAIU DO COMANDO DO 
IPMQ E É AGORA SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO.
Em contato por telefone com a ex-gestora do IPMQ e atual Secretária de Administração, Dnª Regina Lúcia, este BLOG foi informado de que respostas sobre este assunto teriam de ser dadas pelo gestor atual do IPMQ, Dr. Weiber Cavalcante, a quem já foi encaminhado e-mail solicitando esclarecimentos. 'Não vou dar informações sobre isso agora por três motivos: estou fora de horário de serviço, só respondo questionamentos deste tipo via ofício e entendo que quem deve responder pelo IPMQ é o gestor atual, Dr. Weiber', disse Regina Lúcia. Ela foi lembrada de que e-mail sobre o assunto já havia sido enviado dias antes, porém sem resposta. 

Na campanha eleitoral, a equipe do atual prefeito João Hudson prometeu mudanças para Quixadá, mas a cada dia se torna mais claro que ela esqueceu, naquela época, de explicar em que direção as mudanças seriam feitas. Como ninguém quer um retrocesso de vinte anos, é com razão que cada cidadão fica na expectativa de que os problemas relativos ao IPMQ sejam rapidamente solucionados.

FONTE: www.Jaime Arantes.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro Branco