MOVIMENTO SINDICAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: elos para uma Vida Sustentável



Por NEIVA ESTEVES  
Especialista em Direitos Sociais – Instituto Mentoring 
Especialista em Psicopedagogia 


O Movimento Sindical no seu cotidiano tem debatido sobre o Desenvolvimento Econômico que não desfaça nossa identidade humana mas que harmonize homens e mulheres com o Meio que ora trilhamos. 

Como em tantos outros temas, agora, quando o Mundo discute Desenvolvimento Sustentável nós, do Movimento Sindical, mais uma vez, ESTAMOS NOS POSICIONANDO. 

A luta dos trabalhadores e das trabalhadoras nasceu e ainda se faz ancorado no desejo de se ter uma Sociedade mais justa e organizada, onde todos/as tenham as mesmas oportunidades e partilhem dos mesmos direitos. Direitos. Esses são fundamentais para o vigor da Democracia. Jamais confundamos, como alguns o fazem, direitos como trocas de favores em benefício próprio. 

A organização da Sociedade acontece quando os/as trabalhadores/as reconhecem que os direitos devem contemplar a todos/as e não apenas a um grupo dominante. 

Devemos construir cada vez mais um Movimento Sindical que mantenha a unidade na diversidade, contemplando correntes, raças, credos, condições sociais a fim de que a igualdade em todos os níveis seja o selo que nos marque. 

A nossa meta, enquanto mulher, liderança sindical e, sobretudo, cidadã brasileira, é a de ampliar a nossa agenda para a atender a todas as transformações sociais, políticas e culturais que vivenciamos. Só que essa empreitada não terá êxito se tivermos empenhos solitários. 

É preciso um acordo coletivo. Cada membro do Conselho Deliberativo do SINDSEP é responsável pelo nível da luta, pela audácia dos sonhos por um Mundo melhor, por um Serviço Público melhor, através de um Sindicato forte, aguerrido, classista, CUTista e Livre.

Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro Branco