FETAMCE reune mais de Mil Servidores(as) no "Dia de Luta" em Fortaleza




Dia de Luta dos municipais de Fortaleza tem presença de Secretária de Relações do Trabalho da CUT

18/03/2014

Categoria reivindica cumprimento da Lei do Piso do Magistério; garantia de 1/3 da carga horária para planejamento de aulas e 10% do PIB para Educação Pública

Escrito por: Sindsep de Quixadá






Fortaleza, capital do Ceará, foi tomada pelos servidores e servidoras municipais com o Dia de Luta que aconteceu na manhã desta terça-feira (18). Os trabalhadores e trabalhadoras saíram da Praça da Bandeira e percorreram as ruas do Centro até chegar à Praça do Ferreira. Segundo a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE), entidade filiada a CUT, cerca de mil pessoas estavam presentes na manifestação.

O grande ato reuniu profissionais da educação, como professores, merendeiras e funcionários do setor administrativo. Também participam do protesto os profissionais da saúde e servidores de Fortaleza e Região Metropolitana. 

“O ano de 2014 é uma grande oportunidade para o Brasil, que reafirmará a continuidade de um projeto popular em que a Classe Trabalhadora será novamente protagonista. A FETAMCE, que é uma entidade CUTista, tem dado grandes demonstrações de força e de discernimento quando realiza sua Campanha Salarial e sua Agenda de Lutas dialogando com a Copa do Mundo. Afinal, vivemos no país do Futebol que é também o Brasil de todos os trabalhadores e trabalhadoras” afirmou Maria das Graças Costa, Secretária de Relações do Trabalho da CUT Nacional.

Com carros de som e microfones, os municipais reivindicaram o cumprimento da Lei do Piso do Magistério, que caiu de 19% para 8,32%; garantia de 1/3 da carga horária para planejamento de aulas; 10% do PIB para Educação Pública; e royalties do petróleo para a valorização dos trabalhadores em Educação.

Cerca de 40 sindicatos de servidores e servidoras de diversos municípios cearenses partiparam da manifestação. O ato, que faz parte de uma mobilização nacional, acontece desde esta segunda-feira (17), em Fortaleza, Crateús, Crato e Jaguaribe.


Enedina Soares, presidenta da FETAMCE, avaliou a realização do Ato. “A FETAMCE tem se mantido atenta à agenda de lutas de todas as categorias que representa. O Dia de Luta que acabamos de realizar com mais de mil servidores e servidoras reafirma para a Sociedade que estamos unidos e unidas para garantir avanços para os(as) trabalhadores(as) e consequentemente para o Serviço Público de Qualidade”, comemora a CUTista.

Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro Branco