A FETAMCE que MOBILIZA o Ceará inteiro é EXEMPLO de Entidade Democrática para o BRASIL




Trabalhadores e Trabalhadoras nas ruas. Sons aguerridos protestam contra as mazelas sociais de toda ordem: fome, miséria, corrupção, preconceitos, baixos salários e tantos outros direitos desrespeitados. Faixas, bandeiras, microfones em punho: tudo isso denuncia que no Brasil existe espaço para o protesto. Ainda que indesejado. Mas tudo isso mostra também que uma abertura ao processo democrático na vida nacional foi inaugurada.A grandiosidade de uma nação se mede pela dimensão de PROTAGONISMO de suas instituições. 

A FETAMCE é a prova de que quando uma INSTITUIÇÃO É FORTE, igualmente FORTE é o lugar onde ela está inserida.

Com vinte anos de existência no Ceará, a FETAMCE É UM VERDADEIRO PATRIMÔNIO DA CLASSE TRABALHADORA. Sua capacidade de INTERVENÇÃO foi mais uma vez RENOVADA e CONFIRMADA no VIII CONGRESSO da entidade realizado no início do mês de junho de 2014.


Concorre para o brilho dessa história o fato de que mais de 20 anos já se passaram desde a promulgação da nossa última Constituição (1988) considerada o marco principal de criação de um sistema descentralizado e participativo de gestão das políticas sociais e no momento em que diversas redes de movimentos sociais e ONGs buscam alargar o âmbito de discussão sobre as reformas políticas para incluir o debate dos mecanismos de democracia direta e participativa, parece-nos essencial uma visão crítica a respeito do papel que vem assumindo tais mecanismos ao longo deste período histórico desde sua criação. 

A pergunta que está no ar é: valeu a pena todo investimento político feito para fortalecer tais canais institucionais de participação? Foi uma aposta correta?

A FETAMCE não só acredita que todo o processo histórico de constituição dos mecanismos democráticos de participação valeu a pena, como a própria FETAMCE tomou pra si de forma muito séria o PRINCÍPIO NORTEADOR DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E DA DESCENTRALIZAÇÃO NA GESTÃO DA LUTA DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS.

A prova disso foi a criação das Regionais da FETAMCE: não existe maior prova da grandeza institucional da Federação do que a criação das 10 REGIONAIS que de forma absolutamente democrática funcionam como uma extensão da construção e da consolidação AÇÃO SINDICAL DA FETAMCE. 

CADA REGIONAL enraiza a IDENTIDADE DE LUTA DA FETAMCE em cada canto do Ceará!

MOBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS no Ceará ganha repercussão em nível nacional sempre que a FETAMCE arrasta multidões no Estado. 

Sabemos que ainda há muito mais a fazer e lutar em defesa do funcionalismo e do povo das cidades cearenses. 

SOMOS O SINDSEP DE QUIXADÁ E REGIÃO e FAZEMOS PARTE da missão da FETAMCE de PROTAGONIZAR as lutas e as conquistas dos servidores e servidoras municipais do Ceará, projetando a transformação das relações de trabalho, enquanto projeta as revoluções na própria Sociedade.



Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro Branco