MUNDO: BRASIL E EUA REABREM DIÁLOGO NA CÚPULA DO G20

BRASIL E EUA REABREM DIÁLOGO NA CÚPULA DO G20

:
Líderes do Brasil e dos Estados Unidos farão primeira reunião formal desde a crise diplomática provocada pelos abusos da espionagem norte-americana; presidente Dilma Rousseff e Barack Obama devem relançar acordos bilaterais, como o Open Skies, que ampliaria opções de rotas para viagens aos EUA a partir do Brasil, e o Visa Waiver, que derrubaria a obrigatoriedade de visto para turistas dos dois países.
Em uma primeira agenda formal desde a crise diplomática provocada pelos abusos da espionagem norte-americana, a presidente Dilma Rousseff vai se reunir com Barack Obama durante o G20 na Austrália, neste final de semana.
No último G20, logo depois da descoberta da ação da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) no Brasil, Obama tentou, sem sucesso, convencer Dilma a não cancelar a visita de Estado a Washington, marcada para outubro.
Desde então, a Casa Branca sinalizou vários gestos de reaproximação, incluindo iniciativas para controlar o serviço de espionagem. Em visita à Copa do Mundo no Brasil, o vice-presidente Joe Biden também tentou relançar o convite dos EUA. O último gesto foi feito após a reeleição de Dilma Rousseff em uma ligação pessoal de Barack Obama para felicitá-la.
Com a reabertura de diálogo, os dois líderes devem relançar acordos comerciais como o Open Skies, que ampliaria opções de rotas para viagens aos EUA a partir do Brasil. Outra tema em pauta é o Visa Waiver, que derrubaria a obrigatoriedade de visto para turistas dos dois países. 
A presidente também deve se encontrar com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e com o presidente da China, Xi Jinping.

Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro Branco