FETAMCE: uma História contada por ELAS



Quando o Magistério era um caminho eminentemente trilhado por mulheres, as trabalhadoras da Educação pública Municipal do Sertão do Ceará se organizaram na APROMICE. Era chegado o tempo de romper com o tempo comum e projetar em comunhão uma nova Sociedade.

Desse tempo de fortes combates em defesa da vida através da garantia de direitos nasceu uma forte organização de professores que como um ramos benfeitores se espalharam enraizando nos corações a força necessária para as necessárias mudanças.

O acúmulo de experiência, luta e conquistas fez a organização crescer, crescer e crescer e outras categorias do Serviço Público Municipal beberam da fonte da APROMICE  e assim se organizaram os sindicatos. 

A organização sindical era uma realidade forte e com muito potencial. Dos mesmos militantes que projetaram o cerne da luta nasceu o sonho de gestar a FETAMCE.

Em 2015, ao completar 25 anos, relembramos o caminho percorrido. E nesse trajeto rememoramos a força colossal de três grandes PROFESSORAS que fizeram e fazem a MAIS RESPEITADA FEDERAÇÃO DE MUNICIPAIS DO BRASIL.

No DNA da FETAMCE corre o sangue fundante de MARIA DAS GRAÇAS COSTA (Quixadá),  NETINHA FASUTINO (Itapipoca) e ENEDINA SOARES (Caucaia). Elas são a expressão da multidão de muitas TRABALHADORAS e TRABALHADORES do Serviço Público Municipal do Ceará que inspira a Classe Trabalhadora do Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro Branco