Curso em parceria com a Universidade finaliza com Módulo 7


Em março de 2015, a Secretaria de Formação do SINDSEP em parceria com a FECLESC deu início a uma verdadeira jornada de formação de lideranças sindicais. Foram dez meses de muita discussão, redescobertas e ampliação quanto à visão do trabalho sindical empreendido pelo SINDSEP que em 2016 completou 27 anos de fundação.
No último sábado, dia 23 de janeiro, 11 equipes de cursistas apresentaram o trabalho final como requisito parcial para a conclusão do Curso de Formação de Lideranças "Educação para a Ação Sindical Hoje" que, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), vai oferecer aos cursistas um certificado de 140 h/a.
Segundo a idealizadora do curso, Maria das Graças Costa (Secretária da Mulher Trabalhadora) isso é apenas o início. "Na verdade o que estamos fazendo agora é externar para a comunidade acadêmica e para comunidade em geral o acúmulo de experiências de muita discussão política, de muito aprendizado produzido nas lutas cotidianas do Sindicato. Chegamos à decisão então de que estava na hora de sistematizar esse conhecimento sindical apreendido e avançar na metodologia usando a Educação à Distância", sentencia a Sindicalista.
Graça Costa se refere, portanto, à inovação metodológica que a Política de Formação da entidade passou a experimentar nessa jornada de formação quando criou o Ambiente Virtual de Aprendizagem Sindical (AVASIND) que vem a ser a primeira plataforma de Educação Sindical à Distância no Ramo dos Municipais do Brasil.
"Com o AVASIND quisemos inserir cada vez mais nossos filiados e filiadas nas últimas tendências da aprendizagem com uso de ferramentas digitais. Então, criamos a Plataforma EAD que é o www.avasind.com. Nesta, os cursistas tem a oportunidade de no intervalo dos encontros presenciais continuarem conectados com os conteúdos que são disponibilizados mantendo assim a interação necessária quando se fala de formação", avalia Graça Costa.
Já a Presidenta do SINDSEP de Quixadá e Região Neiva Esteves indica os próximos passos desse que ela chama de "movimento de formação": "estamos muito felizes com aquilo que conseguimos nos últimos dez meses: criamos uma plataforma de Educação à Distância e a partir dela começamos a desenvolver dois cursos que foi o de Comunicação (extensão sindical à comunidade) e o de Formação de Lideranças Sindicais. Queremos muito mais. Estamos vendo nascer a Escola de Formação do SINDSEP que é um sonho muito forte na companheira Graça Costa que é na verdade a mentora de tudo isso e que ela vem nos motivando a abraçar também. Vem muito mais por aí: queremos atingir todas as categorias com cursos online, presencial, semipresencial nos mais variados temas. Tudo isso com a visão de um sindicato que não se cansa de lutar com autonomia e compromisso pelos(as) trabalhadores(as)", finaliza a Presidenta.
Agora é só aguardar a cerimônia de certificação dos cursistas. 
















Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro Branco